A Ball For All futebol de cinco

Faça uma doação

Possibilite que joguem e aprendam: futebol para crianças com deficiência visual

Todos nós adoramos futebol

Crianças com deficiência visual não conseguem ver uma bola, mas podem ouvi-la! Criamos uma bola única que tilinta para que todas as crianças possam usá-la. É fantástico ver que todas podem brincar em conjunto com esta bola. E o mais importante é que esta não se encontra disponível para venda, podendo apenas ser doada. Pode ajudar-nos?

Futebol para pessoas com deficiência visual é um desposto paralímpico

Bolas de futebol para adultos estão disponíveis para venda no mercado, contudo, são demasiado pesadas para uma criança, pesando mais do que meio quilo. Mastoras, fundador da ONG GRiiiS, concebeu a primeira minibola de futebol para crianças com deficiência visual. Sublinhamos que esta bola leve, que possui campainhas dentro de si, não se encontra à venda em nenhum local comercial. Só através de doações poderá chegar a crianças e jovens com deficiência visual ou com perda parcial de visão e às suas escolas. Juntos podemos mudar as suas vidas!

Saiba mais →
aballforall aballforall aballforall

Prêmios e Conquistas

EU Sports Awards 2022
Tallberg SNF Eliasson Global Leadership prize 2022
EU Be Active Sports Local Hero 2022

3

Prêmios Internacionais

215

Países e Territórios alcançados

2 500

Escolas que seguem nosso programa educacional

32 000

Bolas de futebol mini para cegos doadas

Assista à nossa história

Alguns fatos sobre deficiência visual

Cegueira em números

Em todo o mundo, 285 milhões de pessoas têm deficiência visual; 39 milhões são cegas e 246 milhões têm baixa visão. Estima-se que 500.000 crianças fiquem cegas a cada ano, mas em países em desenvolvimento, até 60% são consideradas mortas dentro de um ano após a cegueira.

Como a cegueira começa

Algumas pessoas são completamente cegas desde o nascimento, enquanto outras podem lidar com uma visão em declínio lento há décadas. Os milhões de pessoas cegas ou com deficiência visual possuem diferentes graus de visão e têm necessidades e habilidades vastamente diferentes relacionadas à perda de visão.

Cão-guia

Apenas 1-2% das pessoas com deficiência visual usam um cão-guia, embora a maioria dos cães seja fornecida gratuitamente. Esses animais de serviço são cuidadosamente treinados para guiar seus proprietários entre outras pessoas e obstáculos. O primeiro cão-guia foi entregue em 1916 a um veterano cego, Paul Feyen.

Bengala branca

James Biggs, de Bristol, afirmou ter inventado a bengala branca em 1921. Após um acidente que afetou sua visão, o artista teve que se readaptar ao seu ambiente. Sentindo-se ameaçado pelo aumento do tráfego de veículos em torno de sua casa, Biggs decidiu pintar sua bengala de branco para ficar mais visível para os motoristas.

Esportes

Ser diagnosticado como cego ou parcialmente cego não significa que uma pessoa precise desistir dos esportes. Na verdade, existem muitos esportes adaptados para pessoas cegas ou com visão parcial, bem como esportes totalmente novos apenas abertos a pessoas com condição de visão.

Pessoas cegas famosas

Andrea Bocelli ficou completamente cego aos 12 anos e é um dos músicos mais bem-sucedidos de todos os tempos. Em 25 de maio de 2001, Erik Weihenmayer se tornou a primeira pessoa cega a alcançar o cume do Monte Everest. Marla Runyan é a primeira atleta legalmente cega a competir nas Olimpíadas. Trischa Zorn, cega desde o nascimento, conquistou 55 medalhas, tornando-se a atleta mais bem-sucedida na história dos Jogos Paraolímpicos.

Nossos valores

INOVAÇÃO

Tudo começou com a ideia de criar a primeira minibola para crianças com deficiência visual no mundo.

GLOBAL

Pretendemos enviar as nossas minibolas a todos os países no mundo. Já alcançamos 215 países.

INCLUSÃO

Auxiliar crianças com deficiência visual a alcançarem os seus sonhos através do desporto e educação.

SOLIDARIEDADE

Estamos cientes de que a nossa bola não se resume a isso, esta está a altear o mundo destas crianças e das suas famílias.

Vamos ajudar, juntos!

 

Doação
singular

Agradecemos qualquer apoio que possa dar ao nosso projeto A Ball for All. As nossas minibolas trazem consigo imensa felicidade. A nossa campanha une toda a gente, sendo algo que as crianças com deficiência visual necessitam.

Doar agora
 

Apadrinhe
uma bola

Conhece alguém que precise das nossas minibolas? Está interessado em apadrinhar uma criança com deficiência visual, escola ou país em concreto? Façamo-lo em conjunto!

Doar uma bola
 

Torne-se o nosso
super-herói

O seu contributo para a nossa campanha internacional pode ser prestado de diversas formas, podendo escolher o logo a imprimir na minibola

Doe uma bola

Alguma informação sobre nós!

O nosso fundador Elias Mastoras

Elias Mastoras foi o Presidente do IBSA Blind Football de 2021 a 2025. Elias foi o Diretor Técnico do Futebol Paralímpico de Paris 2024, coordenando a edição mais bem-sucedida de sempre no Estádio de Blind Football da Torre Eiffel. Ele é um educador de adultos e um formador de jovens nas Agências Nacionais Erasmus+ Juventude e Corpo Europeu de Solidariedade da Grécia e Chipre. É um Treinador de Xadrez FIDE e um Mestre FIDE como jogador de xadrez. Foi Coordenador de Árbitros em Rio2016 e Coordenador Mundial de Árbitros de 2013 a 2017, e Árbitro da Partida da Medalha de Ouro em Atenas 2004 e Pequim 2008. Recebeu o 1º lugar, vencendo o prémio anual EU Sport “Herói Local”; foi premiado como o “Líder Global Emergente” anual da Fundação Tallberg – Fundação Stavros Niarchos; 1º lugar e atual vencedor dos prémios EU Be Inclusive na categoria de “Mudança Inspiradora”.

Ele patenteou uma mini-bola especial que produz um som singular, para que todas as crianças possam brincar e interagir com ela, que está disponível apenas para doação. Nos primeiros sete anos da campanha #ABallforAll, mais de 32 000 dessas mini bolas de blind football foram distribuídas em 215 países e territórios em 5 continentes. Elias é o representante legal da GRiiiS – Global Research institute innovation inclusion Sport, estabelecida em 2003. Você pode contatá-lo diretamente em mastorasgreece@gmail.com

GRiiiS NGO

Global Research institute innovation inclusion Sport foi fundado em 2003. As atividades da GRiiiS têm sido acolhidas e apoiadas desde então pelo Município de Pilea-Hortiatis, Grécia. No campo do desporto, organizamos e participamos em dezenas de programas europeus apoiados tanto pela Comissão Europeia Erasmus+ quanto pelas partes interessadas do futebol, como UEFA, FIFA, UEFA Foundation for Children, etc. Nos últimos anos, especialmente através da nossa campanha #ABallforAll, focamo-nos na integração de crianças e jovens com menos oportunidades através do desporto. Lutamos por um futuro e um mundo melhores. Somos a única ONG desportiva que foi convidada a educar interativamente o público durante todo o ciclo de futebol de 4 anos 2021-2024: UEFA EURO 2020 & 2024, FIFA World Cup 2022, UEFA Super Cup 2023, final da UEFA Conference League 2024, final da UEFA Europa League 2022 & 2023 & 2024, final da UEFA Champions League 2023 & 2024, Jogos Paralímpicos de Paris 2024 em frente à Torre Eiffel. Criámos a marca da “onda silenciosa” – um gesto único nos estádios de futebol para cegos, onde os fãs realizam a onda em silêncio, respeitando as regras do jogo.

A Ball for All - Uma Bola para Todos (#ABallforAll)

A GRiiiS, ao lançar a campanha #ABallforAll, estabeleceu como objetivo viajar por todos os cantos da terra para distribuir as nossas bolas sonoras especiais patenteadas, que produzem um som característico, permitindo que todas as crianças brinquem e interajam com elas, que estão disponíveis apenas para doação. Estamos a caminho de que as bolas cheguem mesmo às áreas mais remotas; temos uma rede ativa em 215 países e territórios. Com o vosso apoio, alcançaremos ainda mais e a bola tilintará em cada casa e escola de criança cega em todo o mundo. Recebemos 3 prémios internacionais: atual vencedor do prémio anual EU Be Inclusive na categoria “Mudança Inspiradora”, EU Be Active Sport Award na categoria “Herói Local” para o fundador de "Uma bola para todos", prémio “Líder Global Emergente” – prémio anual da Fundação Tallberg – Fundação Stavros Niarchos para o fundador de "Uma bola para todos". O nosso fundador Elias Mastoras foi o Presidente do IBSA Blind Football 2021-2025 e Diretor Técnico do futebol paralímpico de Paris 2024, organizando a edição mais bem-sucedida no estádio de futebol mais bonito de sempre; o Estádio de Blind Football da Torre Eiffel.

aballforall aballforall aballforall aballforall

Uma bola que une o mundo

Entre em contacto connosco!

  • A Ball for All e-mail: aballforall.ngo@gmail.com
  • Elias Mastoras e-mail: mastorasgreece@gmail.com

informações bancárias

  • ACCOUNT HOLDER: GRiiiS
  • BANK: ALPHA BANK
  • IBAN: GR5801407100710002101194342
  • SWIFT BIC: CRBAGRAA
  • BRANCH ADDRESS: VAS. OLGAS 103
  • (BRANCH ANALIPSEOS THESSALONIKI GREECE)